Crianças com necessidades educacionais especiais; Rio de Leitura; Sarau uma Canção para Tom; Parnamirim

As Viagens de Gulliver e uma Canção para Tom

08:52:00Rio de Leitura

          Saímos do útero materno e logo ingressamos no ventre da palavra envoltos em afetos que vão além de traços físicos, condições genéticas ou qualquer outra questão: todos os que somos, ou nos fazemos ser, diferentes e perfeitos como Gullivers, Tons, Anas...

          10 de abril de 2019, manhã. 

          Iniciou o Sarau “As Viagens de Gulliver e uma Canção para Tom”.  

          Bailam as crianças Lucas Moura e Amanda Beatriz Medeiros ao som da 5° Sinfonia de Ludwig van Beethoven (composição realizada após o anúncio da fuga do som dos ouvidos de um dos mais influentes compositores de música clássica mundial). Enquanto dançavam, ventos do sul se aproximam da mediadora de leitura Ana Cristina e seu aluno que fazem origamis, e, em breves minutos de luz, seus raros pássaros bateram asas em papel kraft.   





          Dois adultos deram a sua participação no evento lítero-musical: a professora Rosângela Mendonça e Francisco Martins, técnicos da Secretaria de Educação, leram os poemas "Gulliver", de Sylvia Plath e "Infância", de Carlos Drummond de Andrade.  Ambos como crianças estavam, em brisa que acarinhava seus rostos, nas suas emoções.  Sim, eles carregam existências "mais bonitas que a de Robinson Crusoé"




          Elias Correia transgride seu silêncio, ultrapassa suas barreiras e lê "Tom"

          Ele se apropria da obra de André Neves e não se importa com as lágrimas do auditório repleto de alunos e professores da rede municipal.  Quanto discurso dito na quietude de Elias! Todos ouviram, atentamente, a beleza dos pássaros em vôo.



          As cordas vocais de Gisele Ferreira e sua mãe professora Vicencia Ferreira entraram em funcionamento para declarar a obra do Tecelão perfeccionista que cuidou detalhadamente de cada fio que foi entrelaçado no “ventre da mãe”. Gisele leu a poesia hebraica do salmo 139: "As tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem".  

          Neste momento, aves, em sol maior e em delícias do céu, concordaram com gorjeios.



          Chega com força o menino João Henrique e traz o texto "Toda criança tem o direito de ler o mundo", de Fabiano Piúba.  Na sua cravejada leitura, combina seus universos na biblioteca e junta sonatas de escritores potiguares, perfeições em ninhos, filhos especiais embaixo de árvores.  

          A escrita de Manoel de Barros a(s)cendeu no Auditório Clênio: "A voz de uma passarinho me recita.” 



         Olhos arregalados pra ver a leitura de uma das obras literárias mais traduzidas no mundo. Sarah Fernandes, em sua candura poética, e sua mãe leem trecho do "Pequeno Principe". Neste momento, triunfa a luz no texto de Exupery quando ambas compartilha seu segredo: "O essencial é invisível aos olhos".  Voam todas as aves e os amigos que se deixam cativar nas bibliotecas!




          Uma cerimônia desta, de apropriação de direitos da criança à leitura levaria tempo pra maturar, mas tudo foi rápido como bater de asas de avezinhas em peregrinação. Linhas de horizontes são ampliados nas circunstâncias do Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de Abril) e Dia do Livro Nacional do Livro Infantil (18 de abril). 

          Para concluir unindo os pontos e fechando os desenhos, cirandando pelas linhas e entrelinhas da obra de Vinicius de Moraes, estavam o menino José, a professora Kaline e muitas meninas, ao som da canção "O Girassol", interpretada por Jane Duboc.



           Ao fim, todos que não possuem mais linhas delimitadas de fronteiras na sua mente, celebram.  

          Alguém pode deter o instante desta manhã para que jamais esqueçamos que toda criança tem o direito a leitura? 







Louvai ao Senhor, livro meu irmão, com vossas letras e palavras, 
com vosso verso e sendo, com vossa capa e forma, 
com as mãos de todos que vos fizeram existir. 
Louvai aoSenhor”. 
Adélia Prado

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato