Para que biblioteca nas escolas?

05:54:00Rio de Leitura

          Fonte: www.plataforma.prolivro.org.br, acessado em 25 de maio de 2019.

       Levantamento contou com a participação de gestores, professores e bibliotecários de quase 500 escolas públicas do Brasil para analisar o impacto das bibliotecas nas aprendizagens dos alunos



          O Instituto Pró-Livro (IPL) apresentou o seminário de lançamento da pesquisa Retratos da leitura – Bibliotecas escolares, na sede do Insper, em São Paulo. Com o estudo, o IPL visa oferecer indicadores para avaliar o impacto de bibliotecas escolares e espaços de leitura na aprendizagem dos alunos, se garantidas determinadas condições de funcionamento.

          Em entrevista aos jornalistas da Plataforma Pró-Livro, Firpo destaca as principais descobertas do estudo. Veja o que ele disse:

Quais são as principais conclusões da pesquisa Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares?

          – Primeiro encontramos uma relação positiva entre existência de bibliotecas escolares (ou salas de leitura) e o desempenho escolar em português e matemática no 5º ano do ensino fundamental. Essa relação é mais forte quanto mais vulnerável é condição socioeconômica da criança. Essa evidência, obtida por meio de dados secundários, nos levou a buscar entender quais aspectos da biblioteca estariam mais fortemente correlacionados com desempenho escolar. Investigamos, por meio de uma pesquisa nas escolas, como as condições de funcionamento, de espaço físico, de atendimento, do acervo, de integração com currículo e do uso de tecnologias se relacionam com desempenho escolar.

          – Se compararmos a pior com a melhor escola com relação ao funcionamento da biblioteca, o desempenho em português aumenta 5 pontos na escala SAEB, o que equivale a meio ano de aprendizado entre o 5º e 9º anos.

          – A escola com melhor avaliação do espaço físico da biblioteca tem um IDEB 0,2 maior que a escola com pior espaço físico. Para efeito de magnitude, observa-se que o Brasil inteiro cresceu 0,3 ponto no IDEB entre 2015 e 2017. A mesma magnitude de correlação tem o indicador de uso da biblioteca, sendo que para as escolas mais vulneráveis, a correlação chega a 0,5 ponto no IDEB.

          – O resultado sugere que a presença de um responsável qualificado que cuide da biblioteca e participe de atividades pedagógicas é relevante no aprendizado. A magnitude do efeito em desempenho em português é de 4 pontos (SAEB), ou um terço de um ano de aprendizado entre o 5º e 9º anos. A relação é ainda mais forte nas escolas mais vulneráveis: 16 pontos (SAEB).

          – A presença de um professor que se envolva em atividades de pesquisa e leitura, e incentive os alunos a frequentarem a biblioteca aumenta o desempenho em português em até 7 pontos na escala SAEB, o que representa 63% de um ano de aprendizado. Também existe uma correlação alta e positiva do indicador com o IDEB, equivalente a duas vezes o que o Brasil cresceu em termos de IDEB de 2015 a 2017.

          – O indicador de acervo tem correlação positiva com desempenho (apesar de alguns casos estatisticamente não significantes) nas três medidas testadas.

    Em português: 6 pontos
    Em matemática: 10 pontos
    No IDEB: 0,4 pontos

          – O indicador de recursos eletrônicos (incluindo computador; tablet e internet) tem correlação positiva e significante de 9 pontos (SAEB) em português, 10 pontos em Matemática e 0,4 ponto no IDEB.

          – O indicador de coesão entre as avaliações dos atores (diretor, responsável pela biblioteca, e professor) sugere que estes concordam em grande parte em suas avaliações sobre as bibliotecas. Quando diretor e professor avaliam a atuação do professor em relação à biblioteca essa correlação, embora positiva, não é expressiva.

Quais pontos merecem destaque?

          Encontramos relações positivas entre diferentes indicadores da qualidade das bibliotecas escolares com desempenho dos alunos em português e em matemática. Em todos os indicadores de qualidade temos forte e positiva associação com o IDEB. 

Qual a importância da pesquisa no atual cenário da educação nacional?

          Em termos de políticas públicas, não se pode estabelecer um efeito causal, porém, as correlações positivas recorrentes podem fornecer alguma intuição de que a presença de bibliotecas, por mecanismos que merecem ser mais bem estudados, pode estar ajudando aos alunos com desempenho e aprovação.

          Neste estudo, a associação dos indicadores da biblioteca com desempenho escolar foi geralmente de maior magnitude nas escolas mais vulneráveis do que nas escolas menos vulneráveis. É difícil estabelecer o motivo, no entanto, esse efeito pode significar que nestas escolas um pequeno investimento em bibliotecas e livros podem significar um maior retorno em desempenho.


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