"Mais" Famílias Leitoras para a Escola Manoel Machado

07:58:00Rio de Leitura

           A mediadora de leitura Maria Itamar Andrade, da Escola Municipal Manoel Machado apresentou-me como "uma mulher rica", o que gerou risos entre as mães que fazem parte do Projeto "Famílias Leitoras" da instituição, antes do encontro de formação sobre o ato de ler.

         Mas, o que dizer quando gostamos muito de alguém, mas as palavras para dizê-lo custam caro e não somos ricos? Agnès de Lestrade e  e a ilustradora Valeria Docampo imaginaram um país onde as pessoas falavam muito pouco, em seu livro "A Grande Fábrica de Palavras", obra que aborda a temática do luxo que as palavras podem possuir e mostrando que nem sempre nas “palavras mais caras” estão os sentimentos mais sinceros.

          No dia 27 de maio de 2019, aconteceu este diálogo sobre livros e leituras na Biblioteca Escolar Márcia Moreira: eram leitores a entender que palavras são sentimentos, e dos mais caros. Afinal de contas, não há valor monetário para uma mãe que doa uma leitura no colo. (Quem não guarda, em um baú de tesouros, momentos inesquecíveis e cheios de afeto nas memórias de infância de alguém que lhe contou histórias?)

          No enredo, a personagem principal da história - Philéas - gostaria muito de dizer a sua amada Cybelle “Eu te amo”, mas ele não é rico o suficiente. Então, ele vai oferecer a ela as palavras que encontrou: ‘cereja, poeira, cadeira’.  E funciona tão bem que um beijo se dá. Assim, ofertamos aos pais presentes, sugestões de livros, de lugares literários para se visitar, dicas sobre educação, etc, palavras simples que trazem prosperidade.

          Sim, proporcionar um encontro desses da comunidade escolar com o objeto de arte chamado 'livro', que se desdobra em uma aproximação sem par entre as famílias nos seus lares não tem preço!  A aproximação e a grandeza do amor entre as famílias vence as barreiras da expressão verbal, independente das posses materiais que alguém possui.  

          Ao final do encontro, pude concordar com a mediadora de leitura e com o poeta Manoel de Barros, na sua obra "Retrato do artista quando coisa", quando diz:

A maior riqueza do homem
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.

          Muitas palavras e uma em especial, assim como Philéas, desejamos a todos os pais, professores e alunos do Manoel Machado.  A rica palavra é: 'Mais'!

P.S.:  A publicação original da belga Alice Jeneusse Editions, o livro "A Grande Fábrica de Palavras", de apenas 40 páginas da escritora Agnès De Lestrade já ganhou tradução em doze países e é uma excelente dica de literatura infantil. 









Você também pode gostar de

1 comentários

  1. Fábrica de palavras, uma história linda que deve ser compartilhada. Amo esse livro! parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato