Ivan Cabral em "Um Passeio pela Leitura de Imagens" no Rio de Leitura
18:31:00Rio de Leitura Quem concorda cegamente com Fernando Pessoa quando diz que "Todas as cartas de amor são Ridículas", ainda não compreendeu que o encanto das epístolas depende da anelante entrega. A primeira graça das cartas é a espera da entrega. Fica-se absorto à espera das boas palavras.
Já na abertura da formação "Um Passeio pela Leitura de Imagens", do dia 5 de junho de 2019, no Auditório Clênio José, em Parnamirim, professoras, pais e alunos da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes leram e interpretaram "Correspondência", de Bartolomeu Campos de Queirós e Ângela Lago, momento apresentado pela atriz e bibliotecária Jovita Granze.
Era o projeto Rio de Leitura que aguardava uma 'carta viva' chegar em Parnamirim: Ivan Cabral, o chargista, cartunista e quadrinista que produz, ao sabor da inspiração, sobre tudo o que um poeta deve refletir: sobre a Bíblia e a beleza das árvores, sobre injustiças e amores e... sobre estrelas.
Na sua palestra/oficina, Ivan adentrou no mundo das imagens desde os originais do texto clássico Chapeuzinho Vermelho, ilustrado por Rui Oliveira, passando pelos grafites de Eduardo Kobra e, ainda, charges e cartuns autorais. Como toda missiva aberta, havia conteúdo denso: dentro do envelope estavam muitas boas palavras para os mediadores de leitura com citações das professoras Marly Amarilha e Nelly Novaes Coelho, passando pela teoria da Estética da Recepção.
O mestre exuberante de vitalidade criadora, também lançou seu livro pela Cortez Editora - "A Estrela Cadente" - depois de uma sessão no Planetário, lugar da residência dos corpos celestes. Lá, postais e fantasias ao som do sonetos "Via Láctea", do parnasiano Olavo Bilac foram para publicação - das cartas demoradas para o instantâneo Instagran.
Aplaudimos, então, a carta viva Ivan Cabral, que conseguiu imprimir, na água de um rio, colagens de versos em traços, linhas, cores, formas e objetos poéticos que perdurarão na memória.
0 comentários