Ciclo de Formações do mês de Maio em Polos encerra-se na Escola Costa e Silva
13:39:00Rio de Leitura Se ler e fazer ler é, então, função essencial da escola, precisamos investir na formação do professor leitor. Disso estamos certos e temos feito grande investimento.
Dia 29 de maio de 2019, findamos a série de formação em subgrupos de mediadores de leitura em Parnamirim. No terceiro e último encontro, ocorrido na Escola Municipal Costa e Silva, revisitamos a teoria de Délia Lerner, uma vez que precisamos ter clareza dos comportamentos leitores que desejamos formar a partir de nossas bibliotecas escolares. Então, comentar ou recomendar o que leu, confrontar com outros leitores sua interpretação, antecipar o conteúdo do texto com base na foto, reler para se verificar o que se compreendeu e saltar o que não se entende ou não interessa são alguns exemplos de leitores mais proficientes.
Ainda durante a tertúlia, uma oportunidade para revisitar a obra do próximo palestrante, Ivan Cabral; compartilhar títulos como "O Peregrino", de John Bunyan, "Pinóquio", de Collodi e "O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway; repartir projetos que estão sendo desenvolvidos a partir de livros como o do "Meu Pé de Laranja Lima" e "O Soldadinho de Chumbo"; e conversar sobre estratégias e hábitos leitores que estão sendo desenvolvidos a partir das bibliotecas escolares.
Oxalá o entusiasmo e a força de experiências partilhadas nos motive para prosseguir na tarefa de fazer leitores.
0 comentários