Duas Escolas e um só propósito no Intercâmbio Literário
13:19:00Rio de Leitura O "Intercâmbio Literário" é uma daquelas ações com múltiplas possibilidades para socializar a experiência leitora individual ou de uma escola. Hoje, dia 28 de agosto foi a vez das Escolas Homero Dantas e Costa e Silva se encontrarem para tal fim.
Da Escola do Bairro de Boa Esperança, vieram trava-línguas de Marta Lagarta, canções populares e limeriques da escritora Viviane Veiga Tavora; enquanto que a escola anfitriã ofertou mediação de leitura da escritora potiguar Salizete Freire, fábulas de Esopo, cordeis de Patativa do Assaré e tantas outras leituras: tudo a gosto do mês do Folclore. No pátio da escola, leitores em formação assistiam o espetáculo de dar voltas nas páginas dos livros.
É a transformação de leitura prazerosa em leitura compartilhada, como forma de interação entre crianças da mesma faixa etária.
Ajudar aos alunos a construir uma autoimagem como leitores: é este o trabalho incrível que vem desenvolvendo as mediadoras de leitura Gracileide Oliveira, Dilza Magnólia e Marizalba Ribeiro com o Intercâmbio Literário e as duas escolas entendem que ler sozinho não é a mesma ação que ler para outro.
0 comentários