Cordelteca Mané Beradeiro é inaugurada
12:37:00Rio de Leitura Quantas surpresas a jornada da vida traz!
Durante as celebrações do primeiro ano da inauguração da Biblioteca Escolar Drika Duarte, o multiartista Francisco Martins, que fôra convidado para um bate-papo com os alunos da Escola Municipal Antônio Basílio, para falar sobre este ícone da nossa terra, o poeta e cordelista Xexéu, recebeu uma destas emboscadas de amor.
Depois de um discurso feito sobre a vida e morte do poeta, suas particularidades e o gênero que percorreu, a escola inaugurou uma Cordelteca tendo o seu heterônimo "Mané Beradeiro" como patrono, fato que o conduziu às lágrimas. E abençoadas sejam as boas surpresas que nos fazem rir ou chorar de emoção.
O espaço, que conta só com folhetos de cordel, já nasce com acervo inicial de dezenas de exemplares e está aberto ao público discente e docente, como também aos pais dos alunos. Na ocasião, uma homenagem a Jackson do Pandeiro, que celebra centenário este ano, foi realizada. E, para completar a tarde, tapiocas no leite de coco, macaxeira e queijo de coalho, como manda o cardápio popular.
O propósito das mediadoras Socorro Castro e Vânia Gomes e todo o corpo docente é, ainda mais, incrementar o acervo da biblioteca, com este gênero literário pleno de rimas, e seguir conquistando outros leitores!
0 comentários