Os primeiros clubes de leitura tiveram, em sua composição, muitas mulheres que, sem acesso aos estudos formais, se reuniam para leituras e discussões. Teria a Biblioteca Escolar Salizete Freire se inspirado em ações assim para o Projeto Costurando Memórias?
Mulheres, cuidadoras, tias e avós adicionaram, em sua rotina atribulada, essa experiência compartilhada na Escola Cícero Melo, e isso desde o ano de 2018. Títulos como "Cocadas" e "A Menina, o Cofrinho e a Vovó" já foram lidos e discutidos. No mês de maio, o grupo se encontrou para tecer retalhos dos poemas de Cora Coralina e conhecer fragmentos de sua vida em Goiás e no mundo. No dia 8 de junho, a culminância se deu com um chá que celebrou a união em torno do livros "Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais" e "O Prato azul-pombinho".
E o que é uma Confraria senão um grupo conversando sobre o que leem, opinando, indicando livros, comentando e compartilhando sobre autores e, o mais importante, sentindo prazer nessa troca? Nada mais simples e profundo! Nada mais eficaz para se fazer e/ou consolidar os filhos como leitores!
3 comentários
Esse projeto é tudo de bom. A escola Cícero está de parabéns! Me sinto radiante a cada encontro.
ResponderExcluirProjeto belíssimo! Parabéns!!!
ResponderExcluirEsse "Rio" é espetacular! Quanta riqueza de aprendizagens e de partilhas de conhecimento. Um trabalho que verdadeiramente tem frutificado nas nossas escolas.
ResponderExcluir