Há livros que, de tão sensíveis, cooperam para que identifiquemos nossas emoções e também nos ajudam a lidar com elas. Outros, nos levam a conhecer outras realidades em viagens inimagináveis. Há alguns que nos fazem pôr lentes em nossos olhos que nos fazem ver o mundo de outra perspectiva. E há algumas obras literárias que atingem o objetivo de realizar tudo isso ao mesmo tempo: esse é o caso de “O País das Emoções”, escrito pelas psicólogas Anna Lygia Bezerra da Cunha Penha e Marília Menezes de Oliveira Rocha. Segundo a escritora, o livro nasceu da experiência clínica inspirados nas histórias e sentimentos das crianças.
A Escola Municipal Nossa Senhora da Guia preparou um encontro com a mãe, escritora, pedagoga e psicóloga Anna Lygia, depois do trabalho com a obra durante o 1º bimestre. No dia 15 de junho de 2022, aconteceu um bate papo e uma entrevista com as crianças de Emaús para partilhar afetos de forma lúdica e envolvente, através dos personagens que habitam os Estados de São Raivoso, Porto Medroso, Rio Triste, Santo Nojinho, Mato Alegre e Amarati. No cenário, livros e desenhos trazendo depoimentos emocionantes e verdadeiros enriqueceram o dia dentro do projeto "Semeando Leitura, Colhendo Leitores", desenvolvidos pelas mediadoras Antônia Erbênia e Suerda Soares e as demais professoras da instituição.
Sendo a infância fase fundamental para o desenvolvimento e regulação das emoções, a Escola, que é associada ao Programa de Escolas Associadas Unesco, trabalha contra os danos causados pela pandemia e a Literatura é um grande e nobre aliado. Ainda que apresente um tema complexo, a obra publicada pela M3 Editora não perde o tom lúdico e leva a pensar sobre a importância do diálogo e do desenvolvimento pleno de cada um. Parabéns a toda a Escola Nossa Senhora da Guia!
“Lá, o que mais se fazia era amar.”
(Penha, Anna Lygia Bezerra.
O País das Emoções. Natal: M3 editora, 2019, página 16)
1 comentários
👏👏👏👏, com certeza um belíssimo momento, parabéns!!!
ResponderExcluir