A saudade feito gangorra e as competências da BNCC

09:14:00Rio de Leitura

           Em tempos de pandemia quem escolhe um livro para ler, seja ele qual for, dá a si próprio a oportunidade de um escape, a partir do pensamento e da imaginação, da sua condição de "isolado" e matar, nem que seja um pouco, a saudade.  No dia 7 de abril de 2021, durante a primeira formação dos mediadores de leitura, o professor e cordelista José Acaci cantou o sentimento no canal de YouTube da SEMEC de Parnamirim:

"Uma tristeza misturada com prazer: o prazer é por lembrar e a tristeza é por não ver; é gangorra balançando, ora vai e ora vem e o coração palpitando por quem a gente quer bem."

         Durante a exposição, um outro ponto salutar também abordado pela professora Andreia Mendes foi a abordagem dos Mapas Focais, habilidades essenciais a partir das competências de Linguagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que precisamos zelar durante o ano letivo, sendo a Literatura justamente reconhecida na BNCC no campo artístico-literário, especificamente na página 40: "As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo. Além disso, o contato com histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc. propicia a familiaridade com livros, com diferentes gêneros literários, a diferenciação entre ilustrações e escrita, a aprendizagem da direção da escrita e as formas corretas de manipulação de livros."

          Algumas das habilidades que se ligam diretamente a apreciação estética do livro e serão utilíssimas para a formação e/ou consolidação dos nossos leitores nas bibliotecas escolares são:

EF35LP21: Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF35LP22: Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF35LP23: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.

EF35LP24: Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.

EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

EF35LP28: Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.

EF03LP27: Recitar cordel e cantar repentes e emboladas, observando as rimas e obedecendo ao ritmo e à melodia.

EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

EF35LP02: Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.

EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

           Ademais, projetos aplaudidos e apresentados durante a Semana Pedagógica como a 'troca de cartas', baseados em obras como "Correspondência", de Bartolomeu Campos de Queirós e "Cartas a Povos Distantes", de Fábio Monteiro; e outros que não tiveram a mesma oportunidade como as lives com escritores, o empréstimo de livros sob protocolos de segurança e tantas outras experiências podem ser inspirações para os mediadores de leitura.

         Qual o poder que um livro em suas aprendizagens essenciais tem de encantar, de acalentar e trazer alívio durante um isolamento social em que somos inundados por saudosas memórias e por notícias trágicas?  Não podemos precisar: o que sabemos é que a beleza de uma ilustração e a intensidade de um livro pode - e muito - contribuir. 

"A pessoa foi pra longe, mas deixou a luz acesa" José Acaci, sobre a saudade... 💡





Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato