Biblioteca Câmara Cascudo celebra sua reabertura
17:28:00Rio de LeituraPoder-se-ia dizer, talvez, que o leitor de literatura seja alguém que foi seduzido pelo prazer e ler e que, por isso, passou a investir nesse prazer, cuidando de sua relação com os textos, ampliando sua rede de leitura, estabelecendo diálogos entre o livro em suas mãos com outros já lidos e outros que deseja ler. Pode-se afirmar que o leitor de literatura gosta de literatura. (Silva, Assis, Morais orgs. 2016, p. 206,)
O fato é: quanto mais frequentes e mais oportunidades de lugares adequados para ler livros, maior será a chance de alguém tornar-se/solidificar-se como leitor.
Que alegria para a equipe da Biblioteca Municipal Rômulo Wanderley, junto a alguns mediadores de leitura de Parnamirim, participar do evento histórico da reabertura da Biblioteca Câmara Cascudo, fechada há quase dez anos (!).
Felizes, estávamos lá, passeando pela galeria de arte e cabines de estudo, no prédio tombado pela Fundação José Augusto, aguardando os livros e imaginando quando Zila Mamede foi sua gestora no ano de 1969. No evento, autoridades ligadas a cadeia do livro como Diógenes da Cunha Lima, Iaperi Araújo, Crispiniano Neto, a Governadora do Estado, Fátima Bezerra, a Coordenadora do Curso de Biblioteconomia, Gabrielle Tanus; escritores e tantos outros defensores deste equipamento cultural.
A Biblioteca Câmara Cascudo - por sua história e beleza - permanece em lugares mais altos; e Natal dá a elas um grande presente de Natal.
0 comentários