Biblioteca Municipal Rômulo Wanderley recebe moção de contratulação na Câmara de Vereadores
09:57:00Rio de LeituraÉ longo o caminho percorrido entre ser uma pessoa pouco íntima dos livros e ser um leitor de fato: mister uma fundação firme e duradoura.
Fundada no dia 10 de dezembro de 1971, pelo então prefeito Antenor Neves, a Biblioteca Municipal Professor Rômulo Wanderley, da Secretaria Municipal de Educação, recebe a "Moção de Congratulação" pelo seu cinquentenário no dia 20 deste na Câmara de Vereadores de Parnamirim.
Esta que oferta aos parnamirinenses as histórias, as literaturas, as filosofias, as matemáticas, as ciências, as religiões, enfim, todas as formas de narrativa, celebra seu primeiro cinquentenário, sob a indicação da vereadora Carol Pires.
Na beleza que reside nela composta de escritos, a Biblioteca sonha, agora, com um espaço à altura desta língua que narra a história de Parnamirim, que canta as vitórias dos sete prêmios nacionais, que comunica através dos escritores, que orienta os leitores, que é promessa de muitas vitórias por vir.
- 10 de dezembro de 1971: é instituída a Biblioteca Municipal Professor Rômulo Wanderley foi instituída pelo prefeito Antenor Neves;
- Janeiro de 2010: nasce o projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”, com sede na Biblioteca Municipal.
- Dezembro de 2011: é oficializada a política pública de promoção da leitura literária nas escolas públicas através da Lei Municipal 1563/11, que garante o profissional mediador de leitura nas bibliotecas escolares.
- Novembro de 2012: O ‘Rio de Leitura’ é finalista na 7ª edição do Prêmio Vivaleitura (MinC/MEC) como uma dentre as dez melhores experiências no tocante a promoção da leitura literária na categoria ‘Biblioteca Pública’.
- Abril de 2014: O Instituto Natura confere o título de ‘Município Leitor’ a Parnamirim, colocando-a no topo do ranking de cidades leitoras.
- Julho de 2016: ingressa, via concurso público, o primeiro bibliotecário da rede municipal de Parnamirim/RN.
- Dezembro de 2017: o Projeto "Rio de Leitura" teve a graça de receber o Prêmio IPL – Retratos da Leitura das mãos de Maurício de Sousa.
- Julho de 2018: o Projeto “Rio de Leitura” é o segundo melhor programa de incentivo à leitura junto a crianças de jovens de todo o Brasil: título dado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
- Dezembro de 2018: das mãos de Maurício de Sousa, o Projeto "Rio de Leitura" recebe o Prêmio IPL – Retratos da Leitura na categoria “Biblioteca Pública”, como sede do melhor projeto de fomento à leitura do Brasil.
- Dezembro de 2019: a Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes recebe o título do Instituto Pró- Livro (IPL) de “A melhor Biblioteca Escolar do Brasil”.
- Outubro de 2021: Parnamirim recebe o selo “O Brasil que Lê” do Instituto Itaú Cultural, do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.
1 comentários
Parabéns a todos que estão à frente deste Lindo Projeto "Rio de Leitura", nos sentimos honrados!!⚘👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼😍
ResponderExcluir