O Escritor, o Livro e o Leitor na Escola Homero Dantas

11:03:00Rio de Leitura

           Os eventos literários que ocorrem na Escola Municipal Homero Dantas, como em tantas demais, não são apenas atos em que crianças encaram o público e leem, com desenvoltura, livros de todos os tipos.  Há, neles, uma fala semioculta nas entrelinhas que aponta para o fato do quão abrangente é.  São horizontes descortinados de meninos e meninas no seu imaginário, na sua inteligência, na sua memória, nas relações sociais, na linguagem, nos seus afetos, etc.  Mas há que haver grande dose de sensibilidade e fé no fato de que a leitura é o caminho que nos leva a mundos infinitos, dentro e fora de cada um para perceber essa verdade. 

          No dia 26 de julho de 2022 não foi diferente.  Celebrando o Dia do Escritor, a instituição recebeu a escritora Paula Belmino.  Uma espécie de comunhão celebrada com os laços ainda mais estreitos através da literatura.  Uma saia com tecido de afetos bem simbolizou a sintonia.  Meninos e meninas leram textos, com elegância e desenvoltura, bailando, bordando e trazendo beleza para pais, alunos, a Secretária de Educação - a professora Delmira Dalva  - e outros tantos convidados. Costura estampada e linda executada pela mediadora de leitura Gracileide Oliveira e todo o corpo gestor e docente do Homero.





          A escritora que, no dia anterior, havia escrito e dedicado um cordel ao editor Cortez; recebeu, de presente, um texto biográfico do cordelista José Acaci, em sua homenagem no evento intitulado "O Escritor, o Livro e o Leitor":

"Eu podia agradecer
Dizendo um verso qualquer
Mas termino enaltecendo
A esta grande mulher
Você que tem no destino
O dom do amor e da fé
Digo, com voz de veludo:
Muito obrigado por tudo
E por ser quem você é."


          P.S.: Que a professora Dilza Magnólia Leite Padilha saiba que, no tecido da Escola Municipal Homero Dantas, ficou estampado, em flores que não desbotam, toda a dedicação e afeto à instituição: marcas de uma experiência bem vivida. E que venham outros bailes de amor em sua vida: para a mediadora de leitura ora aposentada: é isso que todos que compõem o projeto Rio de Leitura deseja! Este site que sempre escreve em 3ª pessoa, quebra as regras para dizer que amamos você!






 

 

 


o ato de ler

tem dimensões e possibilidades muito

mais profundas.

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato