Biblioteca Escolar José Xavier Cortez celebra seu 10º aniversário

12:50:00Rio de Leitura

 

          25 de julho de 2022: dia festivo na Escola Municipal Íris de Almeida.  A instituição celebrou o 10º aniversário da Biblioteca Escolar José Xavier Cortez, entre muitos amigos leitores.  E, mais que uma data celebrada, rememorou-se o orgulho de ter como patrono este potiguar que deixou legado indiscutível no campo do livro. 


          Sua filha, Miriam Cortez, presente no evento, com a alta comunicabilidade comum aos bons leitores, relembrou um pouco da trajetória do seu pai e ouviu uma homenagem em cordel em septilha, escrito por Paula Belmino, através das vozes dos professores da instituição.

"Na Íris de Almeida Matos
Ali sementes plantou
De ideias e liberdade
Com os livros semeou.
Saber que perdurará,
Por muitos anos será,
A flor que desabrochou."




         Com o trabalho que passou pelas mãos da mediadora de leitura Francilene Nunes, que inaugurou o espaço em 2012, os alunos do bairro de Monte Castelo puderam adentrar no mundo que está impresso nas páginas de muitos livros através da figura do editor.  E não é qualquer editor: trata-se de um potiguar consagrado que repetia a frase "Foi a leitura que me levou a ser o que sou hoje".

          Na festa, muitas leituras de Paula Belmino lidas, através do trabalho perpetuado através das mediadoras e professores que hoje estão ali apontam para o fato que a literatura é caminho interessante para possibilitar aos alunos a tão sonhada proficiência em leitura.  

          Certamente o convívio com o editor Cortez, com a escritora Paula Belmino e com outros ligados a cadeia produtiva do livro, como Miriam Cortez, pode permitir um olhar mais afetivo e disposto ante uma obra literária de cada um deste meninos e meninas.





INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR JOSÉ XAVIER CORTEZ (2012)

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato