Troca de jardins e livros acontece nas Escolas Homero e Costa e Silva
16:28:00Rio de LeituraPara que alguém adquira a competência da leitura, há que se alternar momentos de solidão e outros de coletividade.
O "Intercâmbio Literário", acontecido no dia 3 de agosto de 2022, entre as Escolas quase vizinhas Homero Dantas e Costa e Silva tem, como um dos objetivos, o estímulo ao protagonismo infantil e, também, a transformação da leitura a sós em leitura compartilhada. E como funciona bem: sentimentos são trocados e experiências repartidas, não apenas entre as crianças leitoras mas, também, entre os gestores e todo o corpo docente da escola.
Dessa vez, a Escola Costa e Silva levou todo o seu quintal para o bairro de Boa Esperança: poemas do livro "Festa no Meu Jardim", de Marcos Bagno, foram lidos pelas crianças, cultivadas pelas mediadoras de leitura Vania Regina e Regiane Fernandes e em troca, os meninos e meninas ouviram poemas da escritora Paula Belmino no outro jardim, cultivados por Gracileide Oliveira. Um brotar, crescer e dar frutos em solo fértil de crianças do 1º ao 5º ano.
O "Intercâmbio Literário", projeto com quase uma década de vida, é um permutar mais do que livros: são saberes, canções e abraços entre amigos que ficarão.
2 comentários
Me encanto com cada projeto lindo desenvolvido pelas mediadores.
ResponderExcluirQue lindo! Sempre me sentirei parte desse jardim. Um jardim que passa pelas margens de um rio, que sempre estará a fluir...
ResponderExcluir