Jacira Medeiros celebra o 8º aniversário da Biblioteca José de Castro
14:28:00Rio de Leiturao mundo em minhas mãos,
iria alimentá-lo
com muito amor e carinho,
como faz o pássaro
cuidando dos filhotes
em seu ninho."
Um encontro afetivo em torno do objeto livro, especificamente em torno da obra "Se eu tivesse o mundo em minhas mãos", de José de Castro e tantos outros livros produzidos por escritores potiguares: assim aconteceu o 8º aniversário da Biblioteca Escolar José de Castro, no dia 28 de setembro de 2022. Todos os professores traziam, estampada em si e nas camisetas, a figura que fazia menção ao título do livro.
Recitais e musicais - que foram do rap ao clássico - como convém às celebrações poéticas, também fizeram parte das apresentações. E crianças e adolescentes encenaram peças, cantaram, leram poemas, diante de seus pais e convidados, e suspenderem um globo em suas mãos.
Um evento como esse nos dá a garantia que seus leitores se sentem pertencentes a círculos cada vez mais amplos, a exemplo das escritoras Janine Galvão e Elizabeth Rose que estavam presentes e foram honradas. Durante o evento, os gestores nos lembraram de como a poesia tem essa capacidade de exercer autoridade: é como se ela pudesse ter o mundo em suas mãos.
Aliás, muito mais do que um evento, é uma experiência. Uma história que está sendo assim construída, mobiliza emoções, atrações, silêncios e memórias que jamais serão apagadas. Parabéns às mediadoras de leitura Valéria Vaz e Dalvanira Nascimento, ao aniversariante Castro e a todo o corpo docente da escola. Leitores que povoam bibliotecas, sim, tem o mundo em suas mãos.
3 comentários
Obrigado, Angélica.. Adorei ter reencontrado com você. Esses eventos são sempre uma oportunidade de rever amigos e amigas. Grande abraço...
ResponderExcluirEvento de grande significado para toda a comunidade escolar. Parabéns para as mediadoras de leitura e para todos que colaboraram com esse maravilhoso momento de celebração de mais um aniverário da Biblioteca Escolar José de Castro.
ResponderExcluirUm evento muito emocionante e de grande sensibilidade. Gratidão aos meus gestores, Mônica e Edilberto e às mediadoras, Valéria e Dalvanira. Obrigada, minha querida Angélica, pelo lindo texto.
ResponderExcluir