Biblioteca Escolar Drika Duarte é inaugurada
14:13:00Rio de Leitura Escolher um livro disposto em uma prateleira em qualquer dia da semana e levar para casa. Melhor ainda: deixar-se escolher por uma obra literária depois da mediação de leitura realizada por um leitor mais fluente. À medida que as páginas são viradas, o leitor se vê transportado para uma espécie de realidade paralela - um mundo inteiramente novo, repleto de descobertas, encantamento e diversão. Pode ser um aluno matriculado, um funcionário ou mesmo um pai. Também não importa se o que está sendo lido é poesia, romance ou um dicionário. O que realmente interessa é a cumplicidade entre o leitor e a obra, alicerçada no prazer que só a leitura é capaz de proporcionar.
Este é o grande marco na história do Projeto Rio de Leitura: permitir que os parnamirinenses usufruam plenamente de uma biblioteca em sua vida cotidiana. Até uma história recente, o conceito de nossas bibliotecas escolares era marcado pela conservação do objeto que predominava em relação ao seu uso.
Que alegria participar desta mudança na história da formação do leitor em nossa cidade. Hoje, dia 20 de setembro foi inaugurada a Biblioteca Escolar Drika Duarte, na Escola Municipal Antônio Basílio. A escritora natalense, que já conta com um expressivo retorno positivo do leitor potiguar, que já conceitua sua obra obra como "Uma poesia em movimento intenso de renovação.. rabiscando o novo a ser (trans)passado..." traduz bem este jovem fervedouro que temos experimentado.
Na solenidade, a biografia da autora foi lida pela mediadora de leitura Ana Leopoldina e vários trechos de suas obras também enunciadas por crianças do clube de leitura da escola na presença da comunidade escolar e de familiares de Drika, que presenteou a biblioteca com livros e um quadro ilustrativo de sua obra.
Dentro do espaço de leitura, depois da inauguração, a primeira mediação de leitura se dei através da voz da poetisa, que estava acompanhada da ilustradora Flávia Duarte. E, logo depois, todos desfrutamos de um maravilhoso lanche com um bolo temático que completou a finalização.
O zelo pelo espaço, o primor no mobiliário, a diligência com o acervo e, sobretudo, o afinco das mediadoras Socorro Castro e Vânia Gomes na mediação de leitura formam um conjunto harmônico que, certamente, revolucionam as escolas municipais da cidade de Parnamirim e apontam/exemplificam o ofício de uma outra centena de dedicados profissionais. Parabéns a toda a comunidade escolar do Antônio Basílio por tão justa homenagem!
0 comentários