Meu Pé de Laranja Lima; José Mauro de Vasconcelos; Rio de Leitura

Cada Pé de Laranja Lima em uma Escola de Parnamirim

12:47:00Rio de Leitura

          Quanto melhor uma criança lê, mais ela gosta de ler; quanto mais ela tem contato com escritores em bibliotecas, mais independência e autonomia tem para buscar os livros como fonte de crescimento e prazer. 

          Essa tem sido a prática desenvolvida na Escola Municipal Sadi Mendes. Meninos e meninas que frequentam a Biblioteca Escolar Roseana Murray leram o texto, na íntegra e no original, do romance juvenil "Meu Pé de Laranja Lima", nos últimos meses, com o auxílio das vozes das mediadoras Vera Vilela, Suely Schinaider e Francinete Morais. 

          O projeto culminou hoje, dia 26 de setembro de 2019, com a palestra de Francisco Martins sobre José Mauro de Vasconcelos e este livro brasileiro que acumula o maior número de traduções para outras línguas. O pesquisador sugeriu títulos de livros e narrou as similaridades entre sua vida e a do autor para as turmas do matutino e vespertino da escola.  E a biblioteca era toda o fruto da laranjeira.






        Na abertura do festival, a pequena Sofia leu o poema de Paula Belmino ante a escritora, emocionada:

"Ao morrer uma árvore,
Morre com ela
Um pouco da nossa alma,
Uma parte da nossa história,
Toda a nossa euforia"

        Muitos leitores das escolas municipais de Parnamirim têm se emocionado com o protagonista Zezé, o garotinho retratado por José Mauro de Vasconcelos no clássico, iluminado por Francisco Martins, que lembrou as palavras do imortalizado romancista: "Lembre-se de mim de vez em quando". Pode ficar tranquilo, José Mauro Vasconcelos, que da arte de imortalizar bons escritores, o Rio de Leitura sabe bem!







Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato